top of page

Quais são as verdades que a oração de Cristo nos ensina?

Atualizado: 9 de mai. de 2022


João 17.1-26


1Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou:

“Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. 2Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. 3Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 4Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

6“Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm obedecido à tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti. 8Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste. 9Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. 10Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles. 11Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. 12Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

13“Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. 14Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. 15Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu também não sou. 17Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 18Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. 19Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

20“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, 21para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: 23eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

24“Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

25“Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. 26Eu os fiz conhecer o teu nome e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.


O texto acima fala sobre:


As petições de Cristo.

As dádivas do Pai.

O perfil das vidas que foram dadas ao Filho.


Vamos iniciar nosso artigo falando sobre:


I. AS PETIÇÕES DE CRISTO.


POR QUEM JESUS OROU? 1. ELE OROU POR SI. Ele pediu que o Pai o glorificasse com o propósito de glorificá-lo. "Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique". João 17:1 NVI Ele pediu que o Pai o glorificasse junto dele e com a glória que ele tinha no princípio. "E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse". João 17:5 NVI Jesus queria ser glorificado pelo Pai com a intenção de glorificá-lo.

2. ELE OROU PELOS SEUS DISCÍPULOS. Ele pediu proteção para os seus discípulos. "Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um". João 17:11 NVI

Ele pediu proteção espiritual para os seus discípulos. "Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno". João 17:15 NVI

Ele pediu santificação para os seus discípulos. "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". João 17:17 NVI Estes pedidos nos revelam que: Jesus se importa com nossa segurança e santificação. 3. ELE OROU PELOS FUTUROS CRENTES.

Que crerão por meio da mensagem do Evangelho. “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, João 17:20 NVI

Que precisam ser um. Eles precisam ser um assim como o Pai e o Filho são um. "para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um". João 17:21-22 NVI Que estarão na eternidade com Ele. “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. João 17:24 NVI

Esta oração pelos futuros crentes nos revela que Jesus se importa com a unidade dos seus seguidores. Como seguidores de Cristo, vivemos em unidade? II. AS DÁDIVAS DE DEUS PARA O SEU FILHO.

O que Deus deu ao seu Filho?

1. DEUS LHE DEU AUTORIDADE SOBRE TODA A HUMANIDADE PARA DAR A VIDA ETERNA.

"Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste". João 17:2 NVI 2. DEUS LHE DEU UMA OBRA PARA REALIZAR. Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. João 17:4 NVI 3. DEUS LHE DEU VIDAS. Para dar as mesmas a vida eterna. "Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste". João 17:2 NVI Para revelar as mesmas o nome de Deus. “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm obedecido à tua palavra. João 17:6 NVI Para transmitir as mesmas Palavra de Deus. Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste. João 17:8 NVI Para orar pelas mesmas. Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. João 17:9 NVI Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. João 17:24 NVI 4. DEUS LHE DEU SUAS PALAVRAS. Para que fossem transmitidas aos seus seguidores. Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste. João 17:8 NVI 5. DEUS LHE DEU O SEU NOME. Para proteger os seus seguidores. "Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um". João 17:11 NVI Para guardar os seus seguidores. Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura. João 17:12 NVI 6. DEUS LHE DEU A GLÓRIA.


Para que fosse compartilhada com seus discípulos. "Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um". João 17:22 NVI Para que seja vista na eternidade pelos seus discípulos. “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. João 17:24 NVI III. O PERFIL DAS VIDAS QUE FORAM DADAS A CRISTO.

Quais são as características das vidas que foram dadas pelo Pai?

1. ELAS PERTENCEM A DEUS. “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm obedecido à tua palavra. João 17:6 NVI Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. João 17:9 NVI 2. ELAS OBEDECEM A PALAVRA DE DEUS. “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm obedecido à tua palavra. João 17:6 NVI 3. ELAS SABEM A ORIGEM DE TUDO QUE CRISTO TEM.

"Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti". João 17:7 NVI 4. ELAS ACEITAM A PALAVRA DE DEUS. Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste. João 17:8 NVI 5. ELAS RECONHECEM A ORIGEM DE CRISTO. Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste. João 17:8 NVI 6. ELAS CREEM QUE DEUS ENVIOU SEU FILHO. Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste. João 17:8 NVI 7. ELAS NÃO SÃO DO MUNDO. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. João 17:14 NVI Eles não são do mundo, como eu também não sou. João 17:16 NVI 8. ELAS FORAM ENVIADOS AO MUNDO PARA PREGAR O EVANGELHO. Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. João 17:18 NVI Jesus revelou claramente o perfil daqueles que foram dados pelo Pai para que não tenhamos dúvidas sobre o que realmente somos.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo