top of page

O que a Escritura diz sobre eleição?



A eleição é uma doutrina bíblica ou é uma heresia? Quem ensina corretamente a eleição, os reformados ou os arminianos? Será que seu pensamento sobre a eleição é bíblica?


Gostaria de expor aqui o que a Bíblia ensina sobre esse assunto tão controverso, rejeitado e desconhecido por muitos cristãos.


Infelizmente alguns irmãos em Cristo por defenderem uma linha teológica diferente, usam as redes sociais para difamar, censurar, ridicularizar e chamar de herege aqueles que pensam diferentes deles.


Na verdade existe um grande preconceito com relação a doutrina da eleição exposta pelos reformadores. Muitos que rejeitam essa doutrina nem mesmo estudaram as passagens bíblicas que os reformadores apresentaram e nem seus argumentos, mas se deixam levar pelos comentários inverídicos dos que se opõem a mesma.


Esse texto não é para os opositores dessa doutrina bíblica, mas para quem deseja realmente saber o que a Bíblia ensina sobre a eleição.


Antes de abordar este assunto, é importante entender o que é heresia.


Teologicamente falando, heresia é um ensino que não está de acordo com o que a Escritura ensina. É um ensino contrário ao que a Escritura diz ou é uma distorção do que a Escritura diz. É, por fim, um ensinamento que a igreja durante a sua história rejeitou.


Dito isto, vamos ver agora o que a Escritura diz sobre a eleição e sejamos como os bereanos que confirmavam na Bíblia tudo o que Paulo dizia como está escrito em (At. 17.11): "Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo".


Para ajudar você a entender este assunto com mais facilidade, farei algumas perguntas e darei as respostas com os textos bíblicos.


Peço que você leia também todas as referências bíblicas apresentadas nas minhas citações.


Vamos lá!


QUEM É O AUTOR DA ELEIÇÃO SEGUNDO À ESCRITURA?


Resposta: Deus.


"Porque DEUS NOS ESCOLHEU nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença". Efésios 1:4 NVI


Sobre este fato, Hernandes Dias Lopes faz um lindo e perfeito comentário:


"Deus, o Pai, é o autor da eleição. Não fomos nós quem escolhemos a Deus; foi ele quem nos escolheu (2Ts 2.13; Jo 15.16). Os pecadores perdidos, entregues a si mesmos, não procuram a Deus (Rm 3.10,11); Deus, em seu amor, é quem procura os pecadores (Lc 19.10). Deus não nos escolheu porque previu que creríamos em Jesus; ele nos escolheu para crermos em Jesus (At 13.48). Deus não nos escolheu por causa da nossa santidade, mas para sermos santos e irrepreensíveis (Ef. 1.4). Deus não nos escolheu por causa das nossas boas obras, mas para as boas obras (Ef. 2.10). Deus não nos escolheu por causa da nossa obediência, mas para a obediência (1Pe 1.2). A fé, a santidade, as boas obras e a obediência não são a causa, mas o resultado da eleição. A causa da eleição divina não está no objeto amado, mas naquele que ama. Deus nos escolheu não por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. A eleição divina é incondicional".


O QUE É ELEIÇÃO SEGUNDO À ESCRITURA?


Resposta: É um ato livre, soberano e gracioso de Deus escolher pessoas para si e para os seus propósitos.


"Pois vocês são um povo santo para o SENHOR, o seu Deus. O SENHOR, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, O SEU TESOURO PESSOAL". Deuteronômio 7.6 NVI


Porque Deus NOS ESCOLHEU nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Efésios 1:4 NVI


"Esse fato não é único. Também Rebeca ficou grávida de nosso antepassado Isaque e deu à luz gêmeos. Antes de eles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus. (Essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas CONFORME OS PROPÓSITOS DELE e as chama sem levar em conta as obras que praticam.) Foi dito a Rebeca: “Seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”. Nas palavras das Escrituras: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”. Romanos 9:10‭-‬13 NVT


Segundo Hernandes Dias Lopes, eleição "... é um ato da livre e soberana graça de Deus".


QUAIS SÃO AS CAUSAS DA ELEIÇÃO?


Resposta: O amor, a graça e a vontade de Deus.


Moisés disse aos judeus que eles foram escolhidos por Deus por causa do amor divino.


O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.

Mas foi porque O SENHOR OS AMOU e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.

Deuteronômio 7:7,8


Paulo ensinou aos romanos que um remanescente foi escolhido por Deus por causa da graça divina.


Assim, hoje também há um remanescente escolhido PELA GRAÇA.

E, se é PELA GRAÇA, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Romanos 11:5,6


Paulo revelou aos romanos que Deus escolheu Jacó não por causa das suas obras, mas por causa do propósito divino.