top of page

O Feminismo e a Escritura



É possível uma mulher cristã ser feminista?

O feminismos se harmoniza com a Escritura?

A mulher cristã deve ser norteada pelo feminismo ou pela Escritura?

A Escritura é machista como afirma o feminismo?

Tudo o que o feminismo defende Deus aprova?


Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo. Todavia antes disse vamos entender o que é feminismo.


O que é feminismo?

Feminismo "é o movimento daqueles que preconizam a ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher, ou a equiparação dos seus direitos aos do homem".

(Dicionário Aurélio).


Feminismo "é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses".

(Wilkipédia).


A história do feminismo.

"De acordo com Maggie Humm e Rebecca Walker, a história do feminismo pode ser dividida em três "ondas". A primeira teria ocorrido no século XIX e início do século XX, a segunda nas décadas de 1960 e 1970 e a terceira na década de 1990 até a atualidade. A teoria feminista surgiu destes movimentos femininos[8][9] e se manifesta em diversas disciplinas como a geografia feminista, a história feminista e a crítica literária feminista.

O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito. As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação".

(Wilkipédia).


Em que contexto o feminismo se harmoniza com a Escritura?

O feminismo se harmoniza com a Escritura quando busca o direito da mulher votar, ganhar o mesmo salário realizando o mesmo trabalho que os homens, ter acesso a educação e as universidades, e, por fim, desfrutar dos mesmos direitos que os homens desfrutam.


Em que contexto o feminismo não se harmoniza com a Escritura?

O feminismo não se harmoniza com a Escritura quando deseja que o mundo seja visto e vivido a partir da perspectiva feminina.


A Escritura nos ensina que devemos ver o mundo de acordo com a perspectiva divina, e não humana.


O feminismo não se harmoniza com a Escritura quando critica a sociedade dizendo que ela é patriarcal e machista.


Mas uma vez neste contexto o feminismo não quer aceitar o papel do homem e da mulher como Deus estabeleceu.


O feminismo não se harmoniza com a Escritura quando acusa o cristianismo de colocar uma servidão nas mulheres.


Na verdade o cristianismo ensina a responsabilidade da mulher no casamento que é de submissão ao seu esposo por ser ele o líder da família. Isso não quer dizer que a mulher é uma escrava e que deve fazer tudo o que o marido manda.


O feminismo não se harmoniza com a Escritura quando ataca a igreja cristã de ensinar que a mulher deve se submeter ao seu marido.


Na Escritura, tanto a mulher como o marido têm responsabilidades no casamento. A mulher tem a responsabilidade de respeitar e se submeter a liderança do marido, e o marido tem o dever de amar a sua esposa como Cristo amou a igreja e como ama a si mesmo.