top of page

Como enfrentar o sofrimento?

Atualizado: 15 de nov. de 2023



Em meio às vicissitudes da vida, encontramos nas páginas antigas da Bíblia conselhos atemporais sobre como enfrentar o sofrimento com resiliência e esperança. Em Jeremias 29:4-14, descobrimos uma carta comovente do profeta Jeremias aos exilados na Babilônia, uma mensagem que transcende séculos para nos guiar nos momentos difíceis. Este texto não apenas revela a sabedoria divina para enfrentar o infortúnio, mas também oferece um mapa espiritual para encontrar paz e propósito em meio às circunstâncias mais desafiadoras. Venha conosco explorar essa narrativa antiga, repleta de conselhos práticos e promessas divinas, e descubra como as palavras de Jeremias continuam a iluminar o caminho para aqueles que buscam esperança em meio ao sofrimento.


Está escrito em Jeremias 29:4-11 o seguinte:


“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o Senhor. Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.”


O contexto histórico-cultural de Jeremias 29:4-14 está relacionado ao período do exílio babilônico, que ocorreu no século VI a.C. Jeremias foi um profeta hebreu que viveu durante um tempo tumultuado na história de Judá. A nação de Judá estava experimentando uma série de invasões e conflitos, culminando na destruição de Jerusalém e no exílio do povo judeu para a Babilônia sob o domínio do rei Nabucodonosor.


O texto em questão é uma carta que Jeremias escreveu aos exilados, oferecendo orientações e conselhos divinos para lidar com sua situação. Os versículos aconselham o povo a estabelecer-se na Babilônia, construir casas, plantar jardins e buscar o bem-estar da cidade onde estavam, mesmo que fosse uma terra estrangeira. Isso reflete a compreensão de que, embora estivessem no exílio, ainda faziam parte do plano de Deus, e deveriam procurar a paz e a prosperidade na comunidade em que estavam temporariamente residindo.


A promessa de Deus de restaurar o povo após um determinado período de tempo e ouvir suas orações oferece esperança e consolo durante esse período difícil. Essa seção da Escritura enfatiza a fidelidade de Deus e a importância da confiança nele, mesmo em meio a circunstâncias adversas. O contexto do exílio babilônico é crucial para entender a mensagem de Jeremias 29:4-14 e a resposta de Deus ao sofrimento e à busca sincera do seu povo.


O trecho desta carta nos mostra quatros fatos importantes sobre a situação dos judeus na Babilônia:


Deus levou o seu povo para a Babilônia.

Deus mostrou ao seu povo como o que deveria ser feito enquanto estivesse na Babilônia.

Deus prometeu mudar a situação do seu povo no tempo certo.

Deus encorajou o seu povo a enfrentar o exílio com esperança.


Com base nisso, vamos entender que:


DEVEMOS ENFRENTAR O SOFRIMENTO OUVINDO A PALAVRA DE DEUS.

Porque a Palavra de Deus vai nos revelar que:


DEUS NOS LEVA A ENFRENTAR SOFRIMENTO PARA NOS DISCIPLINAR.

Jeremias 29:4 diz:


“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia:”


Deus nos leva ao sofrimento quando desobedecemos a sua Palavra.


Moisés predisse que se os judeus desobedecessem a Deus seriam levados para o exílio.


“O Senhor te levará e o teu rei que tiveres constituído sobre ti a uma gente que não conheceste, nem tu, nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, feitos de madeira e de pedra. Virás a ser pasmo, provérbio e motejo entre todos os povos a que o Senhor te levará.”

Deuteronômio 28:36-37 ARA


Isaías profetizou o exílio dos judeus.


“Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor dos Exércitos: Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o Senhor. Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia.”

Isaías 39:5-7 ARA


Jeremias profetizou a destruição do povo judeu por causa da sua desobediência a Deus.


“Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: Visto que não escutastes as minhas palavras, eis que mandarei buscar todas as tribos do Norte, diz o Senhor, como também a Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e os trarei contra esta terra, contra os seus moradores e contra todas estas nações em redor, e os destruirei totalmente, e os porei por objeto de espanto, e de assobio, e de ruínas perpétuas. Farei cessar entre eles a voz de folguedo e a de alegria, e a voz do noivo, e a da noiva, e o som das mós, e a luz do candeeiro. Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos.”

Jeremias 25:8-11 ARA


A Escritura nos ensina que devemos encarar o sofrimento como disciplina divina, está escrito em Hebreus 12:7:


“É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?”

Hebreus 12:7 ARA


Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?

Hebreus 12:7 NVI


Enfrente o sofrimento como uma disciplina divina.


A Palavra de Deus também nos revela que:


DEUS NOS ORDENA A VIVER NORMALMENTE NO SOFRIMENTO.

Ele nos ordena a fazer as coisas do dia a dia.


Jeremias 29:5-6 ARA


“Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais”.


Ele nos ordena a procurar a paz da cidade e orar pela pela cidade para vivermos em paz.


Jeremias 29:7 ARA


“Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.”


Ele nos ordena a não dar ouvidos aos falsos profetas que surgem para enganar e que não foram enviados por Deus.


Jeremias 29:8-9 NVI


“Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: ‘Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não deem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem. Eles estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei’, declara o Senhor.”


Viva a sua vida normalmente, ore pela sua cidade e vigie para não ser enganado por falsos profetas.


Além disso, a Escritura nos mostra que:


DEUS PROMETE ACABAR COM O NOSSO SOFRIMENTO NO TEMPO CERTO.

Ele promete fazer tudo no tempo certo.


Jeremias 29:10 diz:


“Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.”


Ele promete cuidar de nós no tempo certo.


Jeremias 29:10 diz:


“Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.”


Ele promete mudar a nossa situação no tempo certo.


Jeremias 29:10 diz:


“Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.”


Deus age em nosso favor no tempo que Ele estabeleceu.


Por fim, a Bíblia nos ensina que:


DEUS NOS MOTIVA A ENFRENTAR O SOFRIMENTO COM ESPERANÇA REVELANDO OS SEUS PLANOS.

Deus revela na sua Palavra que tem bons planos para o seu povo.


Jeremias 29:11 diz:

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”



Deus promete que o encontraremos quando o buscarmos de todo o coração .


Jeremias 29:13 diz:

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”


Deus promete mudar a nossa sorte quando nos voltarmos para ele.


Jeremias 29:14 diz:

“Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.”


O nosso futuro será maravilhoso se buscarmos o Senhor hoje de todo o nosso coração.


CONCLUSÃO


Portanto, enfrente os momentos difíceis da vida enxergando-os como disciplina divina, vivendo normalmente, crendo que no tempo certo Deus mudará a situação e colocando sua esperança no planos de Deus para a sua vida.


Se você quiser conversar com o propósito de receber ajuda diante do sofrimento que você está passando, envie uma mensagem para o Whatsapp: (32) 98858-0590 ou envie uma mensagem pelo nosso Chat que está no canto inferior direito deste site e teremos um imenso prazer de conversar com você.



Fonte da foto: Freepik.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page