top of page

A Segunda Vinda de Cristo

Atualizado: 20 de mai. de 2021


A Escritura fala sobre a segunda vinda de Cristo?

Como a Escritura descreve a segunda vinda de Cristo?

A segunda vinda de Cristo será um evento único?

Quais são os sinais que precederão a segunda vinda de Cristo?

Quando será o dia da segunda vinda de Cristo?

O que ocorrerá na segunda vinda de Cristo?

Como será a segunda vinda de Cristo?


Toda as perguntas acima serão respondidas de modo claro, simples e objetivo neste artigo.


A Escritura fala sobre a segunda vinda de Cristo?

Sim!


Examinando algumas passagens bíblicas vamos perceber que:


Jesus comentou sobre a sua segunda vinda (Mt. 24.30).


“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória”.


Os anjos falaram sobre a segunda vinda de Cristo (At. 1.9-11).


“Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.


Os apóstolos falavam sobre a segunda vinda de Cristo quando pregavam o evangelho (At. 3.19,20).


“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus”.


Os apóstolos ensinavam em suas cartas sobre a segunda vinda de Cristo (1 Ts. 4.13-17).


“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre”.


Como a Escritura descreve a segunda vinda de Cristo?

A Escritura descreve a segunda vinda de Cristo de três formas:


Revelação – apocalupsis – a revelação de Cristo (1 Co. 1.6,7).


“porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não falta a vocês nenhum dom espiritual, de modo que não falta a vocês nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado”.


Manisfestação – epiphaneia - a manifestação de Cristo (2 Ts. 2.8).


“Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda”.


Presença – parousia - a presença de Cristo (Mt. 24.27,37).


“Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem”.


“Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem”.


A segunda vinda de Cristo será um evento único?

Sim!


A Escritura fala sobre a vinda do Senhor, o dia do Senhor e a sua manifestação como o mesmo evento (2 Ts. 2.1,2,8).


“Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado”.


“Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda”.


A Escritura revela que os cristãos terão alívio e os ímpios serão punidos na segunda vinda de Cristo (2 Ts. 1.6-10).


“É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a se