A Providência Divina na Humanidade

"Deus está presente e ativo em nossa vida"!
Millard Ericson
Deus faz a sua vontade na humanidade.
“A doutrina da providência nos informa que o mundo e a nossa vida não são regidos pelo acaso nem pela fatalidade, mas por Deus, que revela seus propósitos de providência na encarnação do seu Filho”.
T. H. L. Parker
Deus realiza os seus propósitos nas nações.
A Bíblia nos revela que:
Deus criou todas as nações a partir de um homem com o propósito de povoar a terra, determinou o tempo de existência e o lugar de cada nação na terra (At. 17.26).
“De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar”.
Deus age soberanamente sobre nações (Jó 12.23).
“Dá grandeza às nações, e as destrói; faz crescer as nações, e as dispersa”.
“Deus mostra-se, assim, soberano sobre todos os seres humanos, pessoal e coletivamente, e o fluxo da história individual e universal obedece a seus estratagemas, bons e maus. Deus mantém um governo universal, que não segue o que os homens pensam que deveria ser. É a vontade divina que levanta e derruba os homens”.
Russel Champlin
Deus governa as nações (Sl. 22.28).
“pois do Senhor é o reino; ele governa as nações”.
Deus estabelece e destrona as autoridades governamentais (Dn. 2.21; Rm. 13.1).
“Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir”.
“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas”. (Rm. 13:1).
Deus age em todos os aspectos da nossa vida (At. 17.28).
“Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’”.
Deus providencia o alimento de cada dia (At. 14.16,17).
“No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos.
Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações”.
O alimento diário é providenciado por Deus por meios naturais ou sobrenaturais.
Deus sustentou o seu povo no deserto com o maná até chegar a terra de Canaã (Êx. 16.35), alimentou Elias no deserto com um pão assado na brasa (1 Rs. 19.5,6) e multiplicou cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão (Mt. 14.15-20).
Deus estabelece o tempo da nossa existência.
Ele determina os dias da nossa vida antes de nascermos (Sl. 139.16).
“Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”.
"Os dias do homem estão determinados; tu decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassar". (Jó 14:5).
Ele pode acrescentar mais alguns anos em nossas vidas se assim Ele quiser (2 Rs. 20.4-6).
“Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele:
"Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor.
Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi’ ".
Deus determina a missão da nossa vida.
Deus escolheu Jeremias para ser profeta (Jr. 1.5).
“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.
Deus separo Paulo para ser apóstolo (Gl