É possível um cristão ser comunista ou socialista?
Atualizado: 26 de fev. de 2020
“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”.
Mt. 10.37,38
Introdução
Minha intenção não é defender um partido político ou uma ideologia política, mas o evangelho de Cristo.
A marxismo é ideologia mais perversa na história da humanidade. Mais de 100 milhões de pessoas foram assassinadas por causa do comunismo e os povos foram oprimidos.
O sistema mais corrupto do mundo é o comunista, porque o Estado controla tudo.
A esquerda não tolera a religião.
Karl Marx disse: “O sofrimento religioso é, ao mesmo tempo, expressão de um sofrimento real e protesto contra um sofrimento real. Suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espírito de uma situação sem espírito: a religião é o ópio do povo.”
O surgimento da Esquerda e da direita na história.[1]
O que significa “Direita” e “Esquerda”?
“Direita” e “esquerda” são termos que identificam posições políticas e ideológicas teoricamente antagônicas.
Essas designações surgiram na Revolução Francesa, em fins do século 18, na Assembleia Nacional.
Os defensores da autoridade real (clero e nobreza) se posicionaram do lado direito da assembleia, enquanto que os defensores da supremacia do parlamento (representantes do Terceiro Estado ou o povo) se colocaram do lado esquerdo. Assim, o primeiro termo passou a designar os mantenedores do “status quo” e o segundo, os revolucionários e contestadores.
Franklin Ferreira disse: “Diante do debate político ora em curso, é necessário se definir o que vem a ser “direita” e “esquerda”. A esquerda pode ser definida como aquele modelo do espectro político em que há pouca ou nenhuma liberdade pessoal e econômica, em que o Estado ou partido ganha uma dimensão transcendente, agindo para estender seu domínio sobre todas as esferas da sociedade. Por outro lado, a direita privilegia a liberdade pessoal e econômica, e a garantia dos direitos individuais, sendo os limites o respeito à vida, à propriedade e à liberdade dos demais. Tais termos ganharam este significado após o começo da Guerra Fria".
Franklin Ferreira também disse: “No Brasil, convencionou-se tratar como “direita” o regime militar, que tomou o poder no Brasil entre 1964-1985, e como “esquerda” os grupos que se opuseram às forças armadas e almejavam um regime socialista. Curiosamente, tanto os militares como a esquerda compartilhavam o autoritarismo e o desenvolvimentismo intervencionista. Mas, se a direita assume como absoluta a valorização do indivíduo, como este sistema pode se degenerar em autoritarismo ou totalitarismo? Há exemplos históricos de regimes autoritários ou totalitários que afirmaram a liberdade individual? Na verdade, não. Antes, foram regimes esquerdistas que almejaram controlar (Gleichschaltung) firmemente todas as esferas da sociedade (família, artes, esportes, igreja, economia e imprensa), a partir da noção da transcendência do Estado/Partido".
Quando surgiu o comunismo ou socialismo?
Mais de um século (Século 19) depois, graças a outra revolução, desta vez na Rússia, a esquerda veio a ser identificada com o comunismo ou socialismo, em sua luta contra o capital e em defesa dos trabalhadores.
Quais são as características da ideologia da esquerda?
Otimismo quanto ao ser humano, ou seja, o homem como um ser naturalmente bom;
Racionalismo utópico - crença na capacidade da razão para construir uma sociedade ideal;
Determinismo histórico - a história é condicionada por forças econômicas e evolui inexoravelmente para um fim;
Igualitarismo e socialismo - luta pela eliminação das distinções sociais e da propriedade privada, almejando uma sociedade sem classes.
Quais foram as consequências do comunismo no século 20?
Ditaduras cruéis e opressoras. Franklin Ferreira disse: “O fato é que os ditadores mais cruéis da história do século XX foram esquerdistas: Lênin e Stalin (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), Adolf Hitler (Alemanha) e Walter Ulbricht (Alemanha Oriental), Nicolae Ceauşescu (Romênia), Pol-Pot (Cambodja), Mao Tsé-Tung (China) e Hồ Chí Minh (Vietnã). Cuba, Coreia do Norte Venezuela são hoje estados-modelos de esquerdismo;
Novas formas de elitismo e concentração de riquezas;
Estatismo, burocracia e corrupção;
Ineficiência administrativa;
Violação extensiva dos direitos humanos;
Práticas antidemocráticas (partido único, ausência de eleições, supressão de liberdades públicas);
Horrendos crimes contra a vida praticados na União Soviética, na China, no Camboja, na Coreia do Norte, em Cuba e outros países.
Por causa da ideologia marxista 100 milhões de pessoas foram assassinadas.
Por que o cristão não deve ser esquerdista?[2]
O socialismo tem uma cosmovisão conflitante com a fé cristã.
A esquerda histórica é radicalmente materialista, vê o mal somente nas estruturas econômicas e sociais, propõe como meio de redenção a transformação, mesmo que traumática, da sociedade.
Do ponto de vista cristão, o socialismo subestima a tendência do ser humano para o egocentrismo, para a sede de poder, para a autoglorificação, como se vê em tantos líderes e movimentos dessa corrente.
A esquerda tem valores conflitantes com os valores cristãos.
As ideologias de esquerda são notórias por seu relativismo moral (“os fins justificam os meios”). Por exemplo, o partido antes dominante no Brasil convivia placidamente com a corrupção em nome da “governabilidade”.[3]
O comunismo tem um deus diferente do Deus dos cristãos.
Assumir compromissos viscerais com sistemas, líderes e regimes político-ideológicos é mais uma forma de idolatria entre tantas que disputam a supremacia no coração humano.[4]
A esquerda idolatra o Estado e seus líderes. O cristão adora a Deus e é leal a Cristo.
A esquerda persegue os cristãos por causa da sua lealdade a Cristo.
A esquerda é ateia, o cristão é crente.
Comentários sobre o cristão ser da esquerda.
“Quando um cristão se define como de esquerda, em certo sentido está compactuando com todo o sofrimento imposto aos seus irmãos por quase um século.”
(Alderi Souza de Matos - doutor em história)[5]
“Todos os mais aclamados intelectuais esquerdistas elegeram o cristianismo como um mal a ser combatido, de modo que sempre observo alguém se nomeia “cristão esquerdista” com a curiosidade de um cientista que encara um fenômeno que considera impossível.”
(Renan Alves da Cruz - historiador)[6]
“O socialismo como existe hoje é anticristão.”
(Guilherme de Carvalho)[7]
“Se cristão de esquerda significa ser petista, eu acho um equívoco, e isso é tão óbvio que não precisa nem falar.”
(Luiz Felipe Pondé)
“Foi sabendo desse fator positivo que a cosmovisão exerce sobre a sociedade que o marxismo cultural se ergueu como uma espécie de possibilidade de revolução. É nesse sentido que o marxismo cultural ele não é só uma possibilidade do ponto de vista político-econômico, mas também influenciador no aspecto religioso, no aspecto cultural. É nesse sentido que muitos até perguntam se é possível um cristão, por exemplo, ser um de esquerda, se é possível um cristão ser marxista. Eu tenho uma opinião de que este tipo de pergunta é como se a gente tivesse perguntando o seguinte: o cristão pode ser ateu? Então uma cosmovisão socialista no seu sentido puro, no seu sentido fundamental ela é anticristã, ela é idolátrica, ela é antagônica a cosmovisão cristã.”
(Jonas Madureira – Doutor em Filosofia e teólogo)[8]
“... se a visão esquerdista é uma visão protecionista de um estado gigantesco que acaba transformando o pobre em sacramento, a missão da igreja como sendo a missão social e coisas desse tipo, e que faz a leitura da sociedade a partir do marxismo, é claro que a igreja deve confrontar este tipo de visão a partir da visão bíblica da situação do homem, que forma ele chegou a esse ponto, da sua queda em relação a Deus, ou seja, a igreja deve priorizar a visão bíblica, escatológica da queda do homem e da solução final no Reino de Deus mediante Jesus Cristo.”
(Augustus Nicodemus - Teólogo)[9]
“O marxismo é uma ideologia que está carregada de pressupostos anticristãos. [...] marxismo e cristianismo é água e óleo, não dá para misturar essas duas coisas.”
(Augustos Nicodemus - Teólogo)
Por que o cristão não pode ser esquerdista segundo à Escritura?
A Esquerda é incompatível com o cristianismo.
A esquerda idolatra o Estado, o cristianismo respeita, honra, sustenta e se submete ao Estado (Rm. 13.3,4).
O Estado é uma instituição divina (Rm. 13.1.2).
“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos”.
O Estado é servo de Deus (Rm. 13.4,6).
“Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal”.
“É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho”.
O Estado é agente da justiça (Rm. 13.4).
“Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal”.
A Esquerda segue a ideologia markcista, o cristão segue os valores da Escritura Sagrada (2 Tm. 3.16,17).
A Escritura Sagrada é inspirada por Deus (2 Tm. 3.16,17).
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.
Paulo nos mostra a origem da Escritura Sagrada como também as suas diversas utilidades para o ser humano.
A Escritura Sagrada é regra de fé e de conduta do cristão (Mt. 4.8-10).
“Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".
Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.
Jesus sempre submeteu a autoridade da Escritura, e não foi diferente quando estava sendo tentado pelo Diabo. Nas três tentações que sofreu, Cristo obedeceu a Escritura nos ensinando que devemos fazer o mesmo.
A Escritura Sagrada é um marco para a vida (1 Co. 4.6).
“Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: "Não ultrapassem o que está escrito". Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro”.
“Só que “o marxismo”, como escreveu Richard Sturz, “não passa de uma heresia ao cristianismo. Em vez de abolir a religião, o marxismo tornou-se uma religião secular. Seus ensinos são apresentados como substitutos para as doutrinas cristãs”. Esta elevação transcendental da ideologia e a incapacidade de autocrítica revela na esquerda uma lealdade idolátrica.”
(Franklin Ferreira)
O cristão segue Jesus Cristo, e não Karl Max (Mt. 28.18-20).
“18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: ‘Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos’”.
O mestre do cristão é Jesus Cristo (Mt. 16.24).
“Então Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me’”.
O líder que o cristão deve seguir é Jesus Cristo (Jo. 13.13-15).
“Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.
Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.
Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz”.
“Os cristãos, que buscam confessar sua fé em submissão às Escrituras, creem que há um só Senhor e Rei, o único Deus todo-poderoso. Os cristãos são súditos do “bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores” (1Tm 6.15). E esperam a “pátria [que] está nos céus”, de onde aguardam “o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20), o único que traz o juízo e a salvação para toda a sociedade.”
(Franklin Ferreira)
Conclusão
Franklin Ferreira disse: “Os cristãos não dividem sua lealdade com um Estado/partido/governo que requer fidelidade religiosa, pois os cristãos sabem que tal lealdade é idolatria, uma quebra do primeiro mandamento. Portanto, os cristãos têm a liberdade – que mesmo os melhores entre os incrédulos não têm – de criticar qualquer sistema político, qualquer ideologia, pois eles o fazem a partir da crença de que somente o Senhor Deus tem o direito de comandar todas as esferas da sociedade. Nenhum governo ou partido recebeu este direito. E os cristãos também creem que governos e partidos que anseiam ser totais deixam de ser a “autoridade ordenada por Deus” (Rm 13.1-7), para se tornar “uma besta” que recebeu “seu trono e grande autoridade” do dragão (Ap 13.1-18). E diante desta, a resposta cristã é: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29).
[1] Alderi Souza de Matos - Os cristãos e a esquerda. http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/338/os-cristaos-e-a-esquerda.
[2] Alderi Souza de Matos, Os cristãos e a esquerda. http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/338/os-cristaos-e-a-esquerda.
[3] Alderi Souza de Matos, Os cristãos e a esquerda. http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/338/os-cristaos-e-a-esquerda.
[4] Alderi Souza de Matos, Os cristãos e a esquerda. http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/338/os-cristaos-e-a-esquerda.
[5] Alderi Souza de Matos, Os cristãos e a esquerda. http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/338/os-cristaos-e-a-esquerda
[6] Renan Alves da Cruz, Existe cristão de esquerda?https://artigos.gospelprime.com.br/existe-cristao-de-esquerda/
[7] Guilherme de Carvalho, Aos cristãos de esquerda. https://www.youtube.com/watch?v=Ep7vXD5urns
[8] Jonas Madureira, O marxismo cultural é uma visão apenas econômica e política? https://www.youtube.com/watch?v=8br9bNBYjRs
[9] Augustus Nicodemos, Como a igreja deve reagir às doutrinas de esquerda no meio cristão? https://www.youtube.com/watch?v=pVmrKWNDomo
Comentários